quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quando o apoio faz a diferença!

Hoje em dia, diversos estudos e pesquisas de campo envolvendo seres humanos em sua situação de depressão e seus familiares, comprovam que quando há o apoio familiar, o paciente tende a aceitar a psicoterapia e o seu quadro pode vir à mudar.
Alguns autores ressaltam a eficácia da terapia familiar associada a uma alteração da percepção das pessoas que convivem com o paciente, que se tornam mais sensíveis à melhora de suas condições emocionais, o que acaba por criar um círculo virtuoso que acelera sua recuperação. O fato de o atendimento em grupo ter gerado um resultado mais expressivo poderia ser explicado pela oportunidade de os membros da família poderem compartilhar suas experiências com as de outras famílias, sugerem os pesquisadores. (Revista mente e Cérebro Especial Doenças do Cérebro - Depressão, pg 15,2011)
Então assim, para o indivíduo com depressão já é complicado todo o processo de mudar ou tentar mudar toda a sua rotina, mas, quando há os familiares envolvidos e empenhados no processo, há de se entender que esta participação contribui e muito para a melhora do sujeito.
É fato. Então se há um sujeito em sua família que sofre de depressão, preste atenção nele, e se importe em estar com ele na luta para uma vida mais saudável.

Mariane Reinaldo Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário