quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Personalidade Borderline? O que é isso?

Bom dia! Hoje estou retomando minhas postagens por aqui!
Um beijo em todos!


Personalidade é definida pelos traços emocionais e comportamentais do ser humano, que são desenvolvidos e formados ao longo da vida.
Transtorno de personalidade ocorre quando esses traços são mal adaptativos, ajustados, e muito inflexíveis, que prejudicam o ser humano nas situações do dia a dia, causando  sofrimento nele, e em suas relações. Geralmente aparecem no início da idade adulta, e permanecem a vida inteira se não tratar. As causas são múltiplas, informalmente relacionadas as vivências infantis e as da adolescência.
O tratamento é demorado, e se combinado com a farmacologia tende a ter bons resultados.
Exitem alguns transtornos de personalidade. Hoje falaremos sobre BORDERLINE

O paciente que desenvolve transtorno de personalidade borderline têm visão de si como vulnerável, desamparado, fora de controle, indigno de amor, mau, destituído do apoio emocional; acredita que os outros o vejam como poderosos, amorosos e perfeitos, ou ainda como rejeitadores, controladores e abandonadores; suas principais crenças são: "não consigo enfrentar as coisas sozinho", "preciso de alguém em quem confiar", "não tolero sentimentos desagradáveis", "se confiar em alguém serei maltratado, considerado insignificante e me abandonarão", "a pior coisa possível seria o abandono", "é impossível me controlar", "eu mereço ser punido". E as estratégias principais desses pacientes são: Subjugar as próprias; mostrar necessidade para manter conexão; protestar dramaticamente, ameaçar ou tornar-se punitivo em relação àqueles que sinalizam possível rejeição; aliviar a tensão por meio da automutilação e do comportamento autodestrutivo; tentar suicídio como escape.

Os aspectos de funcionamento da pessoa, incluindo auto imagem, afeto e comportamento são instáveis; a dependência emocional que ela causa e eventualmente cobra das pessoas ao seu redor são muito grandes. O sentimento de desamor e desamparo causam na sua impulsividade más relações interpessoais.

A terapia cognitivo comportamental vêm obtendo avanços no tratamento, combinado à intervenção farmacológica.

Se você tem dúvidas, entre em contato. Se conhece alguém que possui esse tipo de padrão comportamental e emocional, sugira tratamento.


Não há nada mais dolorido do que não tratar e alimentar o sintoma.


Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade - Aeron T. Beck; Arthur Freema; Denise D. Davis e colaboradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário